Cabeçalho de impressão

CRCN-CO - Notícias

Semana Nacional de C & T: CRCN-CO, de Portas Abertas, mostra suas atividades.

A Semana Nacional de C&T realizada no período de 18 a 22 de outubro, no Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste - CRCN-CO, em Abadia de Goiás, constituiu-se num evento científico e de comunicação com a sociedade, com objetivos de mostrar as atividades em andamento no CRCN-CO, de fortalecer parcerias com outras instituições e, sobretudo, de tranqüilizar a população com relação aos riscos inerentes do uso da energia nuclear.

Contando com a participação do presidente da CNEN, Dr. Odair dias Gonçalves, na cerimônia de abertura, o Coordenador do CRCN-CO, Leonardo Bastos Lage relatou a importância e os resultados dos trabalhos em parcerias com outras instituições, destacando, a convivência proveitosa e segura da comunidade de Abadia de Goiás com os depósitos de rejeitos radioativos, no município. Na oportunidade o presidente fez a entrega de quatro veículos que foram doados à prefeitura e recebeu juntamente com o coordenador regional da CNEN, Leonardo Bastos, placas artísticas de reconhecimento pelas ações executadas em Abadia de Goiás.

Como testemunhos das boas relações entre o CRCN-CO e o Governo do Estado de Goiás, compareceram à cerimônia de abertura, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelo Van der Broocke representando o governador Alcides Rodrigues, o diretor da FAPEG, Clecildo Barreto, o superintendente da SULEIDE, Dr. Zacarias Calil, o prefeito de Abadia, Valdeci Mendonça, o secretário da SEMARH, Roberto Freire, o Comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Major João Vilmar S Matheus e o presidente da associação das vítimas do Césio-137, Odesson Alves Ferreira. O coral infanto-juvenil, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), da cidade de Abadia, apresentou-se com vozes que encantaram o público presente.

Trabalhando em parcerias em diversos projetos de interesse da comunidade científica de Goiás, a SECTEC-GO e o CRCN-CO procuraram destacar suas prioridades, dentro de suas respectivas atividades-fins. Enquanto a SECTEC, em seu cerimonial de abertura publicado no site http://www.sectec.go.gov.br/portal/, focalizou a política educacional em Goiás, com destaque para a política de incentivos à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico, com bolsas de estudos, o CRCN-CO teve como foco a popularização e conhecimento da Tecnologia Nuclear no país. Para isso, palestras, mini-cursos e debates foram promovidos no CRCN-CO, com a participação de especialistas em Ciências Nucleares. Durante a Semana de C & T o Dr. Ivan Salatti, assessor da Coordenação Geral de Assuntos Internacionais da CNEN, promoveu um mini-curso sobre as diversas etapas do desenvolvimento da Tecnologia Nuclear no Mundo, incluindo o ciclo do combustível e a construção das usinas nucleares. O Engenheiro Vinícius Verna Ferreira, do CDTN/Belo Horizonte proferiu palestras sobre Comparações das formas de geração de energia elétrica e Panorama da Energia Nuclear no Brasil. O Engenheiro César Ney, do CRCN-CO, promoveu um mini-curso sobre Proteção Radiológica.

As atividades da Semana de C & T no CRCN-CO incluíram também a participação do Batalhão Ambiental da PM-GO, que organizou uma exposição de pequenos animais peçonhentos conservados em vidros, esqueletos e mamíferos taxidermizados ("empalhados"), bem como instrumentos de caça apreendidos. Durante a semana, cerca de 900 pessoas, incluindo estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais, visitaram ou participaram dos eventos no CRCN-CO.

Cerimônia de Abertura da Semana de C&T no CRCN-CO.

Cerimônia de Abertura da Semana de C&T no CRCN-CO. Foto: J. S. Coelho.

O Presidente da CNEN Dr. Odair Dias Gonçalves e o Coordenador do CRCN-CO, Leonardo Bastos Lage, visitam a exposição organizada pelo Batalhão da Polícia Ambiental, em frente ao Centro de Informações do CRCN-CO.

O Presidente da CNEN Dr. Odair Dias Gonçalves e o Coordenador do CRCN-CO, Leonardo Bastos Lage, visitam a exposição organizada pelo Batalhão da Polícia Ambiental, em frente ao Centro de Informações do CRCN-CO.


Fale Conosco | Mapa do Sítio | Retornar ao Topo | ©2006 Comissão Nacional de Energia Nuclear