Brasil - Um país de todos
Cabeçalho de impressão

CRCN-CO - Notícias

Artigo Internacional publica resultados do programa de Monitoração Ambiental conduzido pelo CRCN-CO.

Com o título em inglês "Analytical results and effective dose estimation of the operational Environmental Monitoring Program for the radioactive waste repository in Abadia de Goiás from 1998 to 2008", os autores Edison Ribeiro, Eliane Eugenia dos Santos e Rosangela da Silveira Corrêa, servidores do CRCN-CO e Luiz Tauhata, do IRD, publicaram um artigo científico de oito páginas no Journal of Environmental Radioactivity (www.elsevier.com/locate/jenvrad). Este trabalho relata os resultados obtidos durante o período de 1998 a 2008 com a execução do programa de monitoração ambiental dos depósitos definitivos de Abadia de Goiás. Este programa consiste em avaliar possíveis concentrações de Cs-137 em amostras ambientais de matrizes estabelecidas pelo programa, como água de superfície e do subsolo, sedimentos, solos e vegetação. O programa registra também um histórico dos níveis de radiação na área dos depósitos, conhecidos pelo termo técnico "taxa de kerma no ar".

O artigo conclui que a dose efetiva anual, calculada pelas análises dos dados obtidos no programa, estão abaixo de 0,3 mSv/ano, que é o limite individual de dose estabelecido por normas da CNEN. Estes resultados comprovam que os depósitos estão em condições seguras, sem impacto radiológico ao meio ambiente ou aos indivíduos do público.

O trabalho, em forma de "paper" científico, relata não só os resultados das análises executadas, como também mostra a metodologia empregada nas análises desses resultados, fornecendo à comunidade científica informações relevantes do controle institucional dos depósitos e dando transparência ao programa de monitoração ambiental conduzido pelo CRCN-CO.

Título e resumo do artigo científico publicado por pesquisadores do CRCN-CO em novembro de 2010.

Título e resumo do artigo científico publicado por pesquisadores do CRCN-CO em novembro de 2010.


Fale Conosco | Mapa do Sítio | Retornar ao Topo | ©2006 Comissão Nacional de Energia Nuclear