Cabeçalho de impressão

CRCN-CO - Notícias

CRCN-CO participa de Audiência Pública em Abadia de Goiás sobre a possibilidade de construção de novo repositório de rejeitos.

Atendendo a Requerimento de autoria do Vereador Nivaldo de Paula e Souza o Coordenador Leonardo Bastos Lage, acompanhado do Supervisor de Radioproteção César Luiz Vieira Ney e do servidor Carlos Alberto Esteves Ferreira, participaram nesta quinta-feira dia 31.05.2011 às 19h30m, na sede da Câmara Municipal, de Audiência Pública sobre as condições de segurança dos depósitos de rejeitos do Césio137, localizados no município.

O Coordenador apresentou informações detalhadas sobre os depósitos enfatizando o controle institucional, através do Programa de Monitoramento Ambiental que assegura, através de análises periódicas de amostras, a inexistência de qualquer resultado que pudesse significar contaminação ou risco para o meio ambiente ou para as pessoas, ao longo dos 23 anos de existência dos depósitos.

Por solicitação dos vereadores, presentes em sua totalidade, juntamente com o Prefeito, Vice Prefeito, Secretários, Comandante da Polícia Militar, Vigário da Paróquia de Abadia, imprensa e diversas lideranças locais que lotaram as dependências da Câmara, o Coordenador Leonardo Lage, apresentou o estágio atual de desenvolvimento do Projeto do RBMN - Repositório Nacional para rejeitos de médio e baixo níveis de irradiação.

Após as apresentações, cada vereador, as autoridades e o público em geral, fizeram uma série de perguntas relacionadas a segurança dos depósitos atuais e principalmente quanto a possibilidade de Abadia de Goiás vir a sediar o novo repositório, fato amplamente explorado pela imprensa, por políticos e lideranças e ONGs em Goiás.

Segundo avaliação geral a Audiência Pública, propiciou o esclarecimento de diversos pontos relacionados ao assunto e trouxe tranqüilidade à população e lideranças para eventualmente, se posicionar em momento mais oportuno e à luz de informações mais completas.


Fale Conosco | Mapa do Sítio | Retornar ao Topo | ©2006 Comissão Nacional de Energia Nuclear