Cabeçalho de impressão

CRCN-CO - Notícias

Palestras sobre energia nuclear despertaram interesse de estudantes na 63ª SBPC - 15/07/2011

As palestras sobre energia nuclear que os servidores da CNEN realizaram durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) despertaram interesse dos estudantes e do público em geral. Na terça-feira (12/7) a chefe da Divisão de Normas da CNEN, Patricia Wieland, falou sobre irradiação de alimentos. Na quarta-feira (13), Paulo Ney de Araújo Barros, do CDTN (CNEN/MG), abordou o amplo leque de aplicações da energia nuclear. Na quinta-feira (14), o coordenador do CRCN-CO (CNEN/GO), Leonardo Lages, realizou palestra sobre segurança e monitoramento de depósitos de rejeitos radioativos em Abadia de Goiás.

As palestras fizeram parte da programação da ExpoT&C, exposição científica da 63ª SBPC, realizada em Goiânia, de 10 a 15 de julho. Elas ocorreram em um palco montado no centro da área da ExpoT&C destinada a exposições de unidades do MCT.

Patrícia Wieland falou para um público formado, em sua maioria, por estudantes do curso de Agronomia. Ela explicou a tecnologia que permite tratar alimentos, utilizando radiação ionizante para dar maior durabilidade a produtos de origem animal e vegetal. A palestra abordou também a aplicação da técnica em diferentes países, a regulamentação e previsão legal da irradiação de alimentos no Brasil.

O público da palestra de Paulo Ney foi bastante diversificado, com a presença de estudantes de diferentes cursos. Ele explicou algumas noções gerais de Física relacionadas à energia nuclear e apresentou aplicações de técnicas nucleares na medicina, indústria, preservação do meio ambiente e geração de eletricidade.

O depósito de rejeitos radioativos do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste (CRCN-CO), unidade da CNEN em Abadia de Goiás (GO), e o trabalho de monitoramente ambiental realizado no local foram apresentados na palestra de Leonardo Lages. O tema despertou interesse do público em geral, principalmente de moradores de Goiás. No depósito estão os rejeitos radioativos resultantes do acidente com césio-137, ocorrido em setembro de 1987, em Goiânia.

A participação da CNEN na SBPC ocorreu através de palestras e também com uma exposição onde foram apresentados os usos da energia nuclear na medicina, irradiação de alimentos, esterilização de material cirúrgico, irradiação de pedras preciosas, entre outras aplicações. Servidores da sede, CDTN, IPEN e CRCN-CO, atenderam o público e explicaram detalhadamente as diversas formas como a energia nuclear pode contribuir para o aumento da qualidade de vida dos brasileiros.

Patrícia Wieland falou sobre irradiação de alimentos

Patrícia Wieland falou sobre irradiação de alimentos

[Fonte: Coordenação de Comunicação Social - CNEN/SEDE]


Fale Conosco | Mapa do Sítio | Retornar ao Topo | ©2006 Comissão Nacional de Energia Nuclear