Cabeçalho de impressão

CRCN-CO - Notícias

Presidente da CNEN visita o CRCN-CO

Nos dias 19 e 20 de janeiro p.p, o Prof. Ângelo Fernando Padilha, visitou o CRCN-CO situado no Parque Estadual Telma Ortegal, em Abadia de Goiás a cerca de 15 km de Goiânia.

No primeiro dia da visita o Prof. Padilha visitou as instalações do Centro e conversou com os servidores sobre as atividades desenvolvidas em cada um dos setores, abordando as principais realizações e eventuais demandas de cada uma das áreas.

Ao final deste primeiro dia, o Presidente participou de reunião com a direção do Centro, seus servidores e colaboradores, oportunidade em que ouviu rápida explanação sobre a missão e as prioridades do CRCN-CO e apresentou uma síntese dos primeiros meses de sua gestão, dando ênfase às ações e projetos prioritários da CNEN.

Após esta fala inicial, o Prof. Padilha apresentou o balanço das ações relacionadas à criação da Agência Nacional de Segurança Nuclear - ANSN e os possíveis desdobramentos para a CNEN, após a transferência das atribuições atualmente exercidas pela DRS, para a futura Agência.

A reunião se encerrou com uma descontraída sessão de perguntas e respostas, com o Presidente, sobre diversos temas de interesse dos servidores relacionados à questões atuais e perspectivas futuras.


No dia seguinte, 20.01.2012, foi cumprida uma extensa agenda externa que se iniciou com uma visita ao Prefeito de Abadia - Valdeci Mendonça, que ressaltou as parcerias com a CNEN que, segundo palavras do próprio Prefeito, resultam em benefícios para o município, como a sede da Câmara Municipal de Abadia, que foi entregue no dia 27 de janeiro, tendo sido construída com os recursos repassados mensalmente ao município pela CNEN e ainda a doação de veículos utilizados em diversas atividades essenciais para comunidade, como o transporte de estudantes e a manutenção da iluminação pública. O Prefeito Valdeci, aproveitou para agradecer a doação de mais de 20 computadores de mesa e diversos outros equipamentos, em bom estado, que servirão para equipar a Câmara de Vereadores, algumas áreas da Prefeitura, escolas e outros órgãos do município e da comunidade.

Após esta visita inicial, foi realizada audiência com o Prefeito Municipal de Goiânia, Dr. Paulo Garcia, oportunidade em que foram traçadas ações conjuntas que levem a execução do projeto de construção de uma ampla praça de eventos em uma das áreas remediadas do acidente com o Césio 137, em Goiânia, que este ano completa 25 anos.


Ainda neste dia, foi realizada audiência com o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Goiás - UFG, Prof. Edwards Madureira, acompanhado do Diretor de Administração e da Pró-Reitora de Pós-Graduação. Na oportunidade, foram definidas várias ações de interesse comum, notadamente no uso compartilhado dos recursos e das potencialidades do Parque Estadual Telma Ortegal - produção de mudas, educação ambiental e lazer, em parceria também com o Governo de Goiás, que já divide com a CNEN, ações relacionadas ao acidente com o Césio 137.

Outro assunto de grande interesse foi o incremento da cooperação com a UFG, no desenvolvimento de pesquisas científicas e outras atividades acadêmicas que serão objeto de estudos por parte responsáveis por tais áreas.

As atividades na UFG, se encerraram com visita ao Campus e a alguns departamentos e laboratórios de interesse específicos.

A vinda do Presidente da CNEN foi bastante proveitosa e certamente trará avanços significativos ao CRCN-CO.


Fale Conosco | Mapa do Sítio | Retornar ao Topo | ©2006 Comissão Nacional de Energia Nuclear