Cabeçalho de impressão

CRCN-CO - Notícias

CRCN-CO Projeto Itinerante

Entre os dias 15 e 17 de setembro as cidades goianas de Caldas Novas e Ceres receberam a visita de técnicos do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste - CRCN-CO, que em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás e a Universidade Estadual de Goiás apresentaram palestras sobre o acidente com Césio-137 além de divulgar o uso de tecnologias nucleares em beneficio da sociedade.
Os eventos ocorreram na forma de palestras e exposição, em stand próprio, contendo, maquetes, banners, amostras de produtos irradiados e equipamentos utilizados em atendimento à emergências radiológicas.
O acidente em Goiânia, com o Césio-137, ocorreu em setembro de 1987. Um aparelho de radioterapia com uma cápsula contendo o material radioativo Césio-137, usada em tratamento de câncer, foi encontrado em uma clínica desativada e levada para um ferro-velho.
A cápsula foi rompida, liberando o material em forma de pó, que foi espalhado por diferentes pontos da cidade.

O CRCN-CO, órgão vinculado à Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, tem por missão implementar os Programas de Monitoramento Ambiental dos Depósitos Definitivos de Rejeitos e das Áreas Remediadas de Goiânia, através da coleta periódica de amostras ambientais (água, solo e ar), análises das amostras e produção de relatórios, que asseguram níveis adequados ao meio ambiente e as pessoas.

A Importância da Divulgação

Através do projeto de Divulgação da Tecnologia Nuclear, o CRCN-CO, nestas ações específicas, em parceria com a Universidade Estadual de Goiás e Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, atuou ativamente para divulgar ao público em geral a importância da Tecnologia Nuclear no País.
Com uma equipe de técnicos treinados, entre apresentações, exibição de filmes e esclarecimentos foram atendidos nos stands aproximadamente 600 pessoas entre alunos da UEG e população em geral.

Equipe - CRCN-CO

Glória Regina
Eliane Eugênia
César Ney
José Carlos
Reinaldo Lara
Carlos Alberto
Regina Apolinária


Fale Conosco | Mapa do Sítio | Retornar ao Topo | ©2006 Comissão Nacional de Energia Nuclear